A escolha das Músicas de Casamento sempre envolve uma série de aspectos. Local (nas igrejas é sempre melhor procurar um repertório sacro ou clássico).
Normalmente, o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o planejamento dos noivos ou local onde será o casamento.
Em algumas igrejas, não são permitidas floristas antes da noiva, e em outras não há o cortejo dos padrinhos, por exemplo. (A relação não está na ordem).
Como escolher as músicas de seu casamento?
Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento.
1- Entrada dos Padrinhos
Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas populares, etc. Para este momento, vale à mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para esquerda.
2- Entrada do Noivo
Para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.
3- Entrada das floristas / pagens
A entrada das floristas / pagens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (ex: que gracinha!) e, portanto a música deve ser adequada para este momento. Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pagens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.
4-Clarins e Clarinada
Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir, que necessitam de clarins e outros instrumentos de metal caso queira um impacto maior. A percussão é essencial para dar mais brilho ainda.
5-Entrada da Noiva
Agora é hora de caprichar na trilha sonora. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessários. A tradicional marcha nupcial é muito tocada, mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora!
6-Pagens trazendo Alianças
Novamente a entrada dos pagens pode solicitar músicas mais suaves. O mesmo critério para a entrada das floristas / pagens vale para este momento. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.
7-Benção das Alianças
Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, o que necessita de suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com Soprano ou Tenor solista é uma das músicas mais pedida, e existente em várias versões e compositores.
8-Assinaturas
Para assinatura vale à mesma regra de que para a benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração.
(momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.
9-Cumprimentos
Neste momento de seu casamento, a emoção pode vir á tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns, o que pede músicas alegres e românticas. Nossos duetos de cantores e o coral podem ajudar neste momento.
10- Saída
É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário