domingo, 16 de maio de 2010

Casamento dia 15/05/10
Maisa & Marcelo
Igreja Santa Antônio
                                                            
                                                            
                                                              
As músicas de um casamento podem ser algo que a noiva não dá a atenção devida, já que está com a cabeça cheia de outras coisas. Porém, assim como as flores, o vestido e o local são fundamentais para passar aos seus convidados toda a emoção do seu dia, as musicas de casamento também são cruciais no tom, personalidade e tema do seu a seu casamento, ajudando seus convidados a relaxarem e se divertirem. Aqui vão algumas dicas:



             Música Para a Cerimônia de Casamento


Esse é o momento mais esperado do casamento – a sua grande entrada. Mas qual música escolher para um momento tão importante? Aí vai depender muito do tipo de noiva e casamento. Você prefere algo mais clássico como a Marcha Nupcial ou algo mais contemporâneo como Norah Jones? Aqui está uma lista de musicas casamento clássicas e mais modernas:
Tradicionais:
Marcha Nupcial-J.L.Mendelsohn
All I Ask Of you ( Tudo o Que Você Quer) Versão- Verônica Sabino/ andrew LLoyd Weber
Ave Maria-C.Gounod
Over the Rainbow-Harold Harlen
Close to you-B.Bacharach/H.David
Lohengrin” – Richar Wagner
“Canon in D” – Johann Pachebel
Modernas:
Eu sei que vou te amar” – Tom Jobim
“Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” – Ivete Sangalo
“Pela luz dos olhos teus” – Vinicius de Moraes
“Soneto de Fidelidade” – Vincius de Moraes
“Pehaps Love” – John Denver & Placido Domingo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Oração de proteção no casamento


Oração de proteção no casamento

O círculo é uma das maiores defesas do Universo, pois, no momento da oração, uma qualidade Angélica preenche o espaço protetor limpando os miasmas negativos do espaço ou pensamento. (Para maior efeito, rezar 3 vezes esta oração)

"Eu sou um círculo mágico de proteção ao meu redor, que é invencível. Repele todo elemento perturbador e todo o perigo que tentar penetrar para me prejudicar. Eu sou a perfeição em meu mundo, que é auto-sustentada.

Eu e meu companheiro(a) somos a fé em Todo-Poderoso.
Nós
somos um círculo repleto da Chama da Paz. Nós somos a Paz. Neste momento preencho este círculo com as chamas de cura, com saúde e vitalidade plenamente manifestadas. Amém."

Etiqueta

Como toda grande tradição, o casamento também tem uma série de regras (o protocolo) que devem ser seguidas independentemente do tipo de casamento que se vá fazer. São regras simples e não pedem nenhum esforço extra nem dos noivos nem dos convidados.

• Chegada à igreja
O noivo sempre chegará antes da noiva, com uma diferença de pelo menos meia hora. Tanto ele quanto ela devem entrar na igreja em cortejo, ele de braço dado com sua mãe ou madrinha, ela, com seu pai ou padrinho.

A noiva não deve se atrasar, hoje em dia o atraso significa falta de respeito tanto aos convidados e  às noivas que vão se casar na seqüência. Ao entrar, ela deve se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Esta tradição remonta à época em que os homens levavam a arma do lado direito, e, desta forma, tinham mais liberdade de movimento.

 • Dentro da igreja 
Os convidados da noiva ficarão do lado esquerdo da igreja, atrás da noiva, enquanto os do noivo ficarão à direita, atrás dele. Os primeiros bancos são destinados aos familiares mais diretos. No primeiro banco devem estar os pais, avós e padrinhos de batismo. No segundo, outros parentes próximos e as testemunhas. Os outros convidados podem se sentar onde desejarem.

• Na festa ou banquete
O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da família para recepcionar as pessoas que forem chegando.

Dentro do salão, as mesas devem estar dispostas de forma circular, para facilitar o fluxo dos recém-casados entre elas. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal.

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Histórias e curiosidades sobre o casamento
     Por Mônica Buonfilglio - foto http://comteche.com
       Fonte: terra Mulher


                                                        
                                                         
Não há como negar que o casamento, tanto para mulher como para o homem, se torna um marco muito importante, especialmente se for o tradicional, realizado na igreja.
O casamento é um acordo onde os noivos assumem suas obrigações, conforme determina a sociedade e suas leis civis. A mulher busca o príncipe encantado, marido perfeito, o par ideal. O homem, por sua vez, procura uma mulher encantadora, inteligente e sincera.

Você já considerou que casar significa entrar no destino de uma outra pessoa? Que a vida em comum faz com que os atos marquem totalmente o parceiro pelo resto da vida? A verdadeira alma do casamento é aceita-lo como ele é verdadeiramente.
Conheça algumas histórias e curiosidades desta cerimônia, e lembre-se: o casamento é uma benção.

Mês e Arroz

- Mês
 Um ditado japoês ensina que as noivas devem se casar em junho (june bridal) para que a união perdure por muitos anos. No Brasil, o mês preferido também é maio, provavelmente, pela referência de Maya, Maria, mãe de Jesus.

- Arroz
 Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).

Aliança e Vestido de Noiva
 - Aliança
 O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. No plano esotérico, possui poderes mágicos. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.

-Vestido de Noiva
Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, no casamento da rainha Vitória? Ela lançou a moda que permaneceu até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.


Buquê e Grinalda

- Buquê
O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Confeccione dois buquês: o primeiro abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção ás mulheres solteiras. Aquela que conseguir pega-lo terá a sorte de ser a próxima a casar.

- Grinalda
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quando maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

- Véu
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, “o que separa duas coisas”. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

- Peça azul
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para “cortar a inveja” das moças solteiras. Recomenda-se também “usar o véu, uma jóia e até mesmo vestido” de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).

- Tradições
-Noiva do lado esquerdo do noivo
Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta á Idade Média: se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

- O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.

- Noivo carrega a noiva no colo
Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam à espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela “pise” em algo ruim.

Gotas de mel
- Lua- de- mel
A lua – de- mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que este tivesse uma “vida doce”. Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.






terça-feira, 4 de maio de 2010

Etiqueta

Etiqueta

Os primeiros a entrarem na igreja são: o noivo com a mãe da noiva seguida pelos pais do noivo e pelos padrinhos, sendo um casal de padrinhos da noiva, seguidos de um do noivo. No altar, os padrinhos do noivo ocupam o lado direito e os da noiva o lado esquerdo.
Nesse cortejo as madrinhas se posicionam ao lado esquerdo dos padrinhos.
Em seguida entram as damas e pagens, as meninas á esquerda dos meninos.
Finalmente, entram a noiva com seu pai. Ela é a única a entrar pelo lado direito; na falta do pai ela pode entrar sozinha, ou com um irmão. Ao chegarem próximo do altar, o noivo se dirige á noiva. Após receber a mão da noiva ambos se dirigem para o altar, o pai da noiva se dirige para o lado esquerdo junto á mãe da noiva.
Ao final da cerimônia, o noivo dará o braço direito á noiva e saem pelo corredor central, seguidos pelas damas e pagens, pais da noiva e do noivo e respectivos padrinhos.


Observação: Em se tratando de damas e pagens, opcionalmente podem  entrar juntos com a noiva, ou antes, da benção das alianças.




Evite colocar damas e pagens na frente da noiva, este procedimento atrapalha muito a equipe de filmagem e fotos, em alguns casos que já presenciei foi Desastroso.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ave Maria

  Ave Maria é uma oração principal da igreja católica e foi escrita originalmente em latim. Ao passar dos anos, a oração da Ave Maria foi traduzida para diversos idiomas, Nos casamentos é comum pedir um Tenor para cantar a Ave Maria, sendo normalmente um solista com voz especial. Outras opções para a Ave Maria cantada são a Soprano (voz feminina) ou Coral.
 A versão da Ave Maria em Português também pode ser cantada, mas sempre sugerimos a versão original, em latim.
A Ave Maria mais famosa é a ave Maria de Bach-Gounod, mais conhecida como Ave Maria de Gounod (pronuncia-se Gunô), seguida pela Ave Maria de Schubert.
Existem dezenas de composições com a letra da Ave Maria, composta através dos séculos. Outras versões mais conhecidas são a de Donatti, Somma e Mascagni.
Veja como a letra original em latim foi traduzida para o português.



Ave Maria Letra Latim
Ave Maria, gratia plena.
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedicta fructus ventris tui Jesus.
Sancta Maria, Mater Dei,
Ora pro nobis peccatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae
Amen.

Ave Maria Letra Português
Ave Maria cheia de graça,
O senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
E bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Amén.

Marcha Nupcial
                             Marcha Nupcial Mendelssohn e Wagner

                Quais os tipos de Marcha Nupcial mais usado em casamento?
Marcha Nupcial é sem dúvida a música mais tocada em casamentos. Todos sempre esperam a tradicional Marcha Nupcial de Mendelssohn na entrada da noiva.

O famoso “tan tan tan tan...” anunciado pelos trompetes ou clarins no altar costumam causar muita emoção na hora da entrada da noiva.
Normalmente o noivo é quem escuta os clarins primeiro, pois fica no altar á espera da noiva, mas ao abrir a porta a marcha nupcial sempre emociona todos os convidados.

Os dois tipos de Marcha Nupcial mais tocado são as de Mendelssohn e de Wagner.
                                                        
                                                         

"Músicas de casamento"



A escolha das Músicas de Casamento sempre envolve uma série de aspectos. Local (nas igrejas é sempre melhor procurar um repertório sacro ou clássico).
Normalmente, o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o planejamento dos noivos ou local onde será o casamento.
Em algumas igrejas, não são permitidas floristas antes da noiva, e em outras não há o cortejo dos padrinhos, por exemplo. (A relação não está na ordem).

                       Como escolher as músicas de seu casamento?

Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas dependendo do seu cerimonial de casamento.

1-    Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas populares, etc. Para este momento, vale à mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre, mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais. Normalmente na “fila” alternam um padrinho do noivo e um da noiva e no altar os padrinhos do noivo vão para a direita e os da noiva para esquerda.

2-    Entrada do Noivo

Para este momento, sugerimos algo com certa “pompa”, de caráter masculino e nobre. Como o casamento está só começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinhos, no final, com a mãe.

3-    Entrada das floristas / pagens

A entrada das floristas / pagens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados (ex: que gracinha!) e, portanto a música deve ser adequada para este momento. Em geral músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pagens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado. 


     4-Clarins e Clarinada

   Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os   instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir, que necessitam de clarins e outros instrumentos de metal caso queira um impacto maior. A percussão é essencial para dar mais brilho ainda.

    5-Entrada da Noiva

Agora é hora de caprichar na trilha sonora. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessários. A tradicional marcha nupcial é muito tocada, mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora!

6-Pagens trazendo Alianças

Novamente a entrada dos pagens pode solicitar músicas mais suaves. O mesmo critério para a entrada das floristas / pagens vale para este momento. Se você havia gostado de mais de uma música para eles, pode utilizar neste momento.

7-Benção das Alianças

Para a bênção sugerimos uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, o que necessita de suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com Soprano ou Tenor solista é uma das músicas mais pedida, e existente em várias versões e compositores.

8-Assinaturas

Para assinatura vale à mesma regra de que para a benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração.
(momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.


9-Cumprimentos


Neste momento de seu casamento, a emoção pode vir á tona. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns, o que pede músicas alegres e românticas. Nossos duetos de cantores e o coral podem ajudar neste momento.

10- Saída

É chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados nesta hora, que deve ter brilho, pompa, alegria e grandiosidade. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.